quinta-feira, 4 de abril de 2013

Antônio Rodrigo Nogueira - O Minotauro Historia de Superação

Antônio Rodrigo Nogueira. Esse é um nome muito conhecido no MMA. Sim, é realmente conhecido, porque se trata nada mais nada menos do que o Minotauro, um dos melhores e mais importantes lutadores do mundo. Um dos caras que gravou o nome do Brasil no MMA definitivamente. Um homem mestre em finalizações, no jogo de chão, um casca-grossa de verdade e com uma história de vida marcada por superações. Minotauro não lutou apenas nos ringues, mas também lutou muito fora deles.


Minotauro nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, no dia 2 de junho de 1976. E pra começo de história, aos 11 anos, Rodrigo sofreu um acidente em que foi atropelado por um caminhão. A esperança dos médicos era pouca: na melhor das hipóteses Rodrigo não andaria mais. Depois de quatro dias em coma e mais de um ano internado, Rodrigo mostrou a todos que estavam enganados. Ele começava sua história de superação. Recuperou-se do acidente, mesmo perdendo uma costela e parte do fígado. A cicatriz do trágico acidente está com ele até hoje e se tornou uma de suas marcas registradas. 
Minotauro começou a ter interesse por artes marciais cedo. Começou no judô, logo depois praticando boxe, jiu-jitsu, luta olímpica e muay thai. Focou a maior parte de seus treinos no boxe e no jiu-jitsu. Na “arte suave”, Minotauro foi campeão pan-americano antes mesmo de receber a faixa preta, o que já mostrava que ele seria um dos maiores nomes do jiu-jitsu mundial. Ele teve uma trajetória diferente de seu irmão gêmeo no início. Enquanto Rodrigo treinava o máximo que podia, Antônio Rogério Nogueira, o Minotouro, trabalhava, o que obviamente fez Rodrigo estreiar antes no MMA. 


As duas primeiras lutas e primeiros oponentes de Minotauro foram americanos. As duas vitórias por submissão, no extinto evento Word Extreme Fight, na edição de número 6. Dos Estados Unidos ao Japão: Minotauro fez duas lutas no mesmo dia no evento Rings: King of Kings 1999. Novamente Minotauro venceu os dois oponentes, Valentjin Overeem e Iouri Kotchkine, por submissão. Já dava para perceber qual seria o futuro do baiano.

Então começaram a vir as grandes lutas para o brasileiro. A primeira grande vitória de Minotauro veio ao vencer o já veterano na época Jeremy Horn, novamente no WEF. Era apenas a 5ª luta de Rodrigo, enquanto o americano já havia lutado 46 vezes, com 37 vitórias, cinco derrotas e quatro empates. Era de intimidar qualquer um, mas Minotauro saiu vitorioso na decisão dos juízes. Era hora de voltar para o Japão.

De volta ao Rings, Nogueira fez mais duas lutas no mesmo dia. A primeira luta foi muito disputada, mas Rodrigo conseguiu vencer na decisão dos juízes. Já a segunda luta foi contra outro lutador que viraria uma lenda no esporte. O americano e maior carrasco dos lutadores brasileiros, Dan “Hendo” Henderson. Foi o primeiro revés de Minotauro, sua primeira derrota e perdera a chance de ser campeão do torneio do Kings, título que Hendo levou para casa depois de vencer Renato “Babalu” Sobral. Rodrigo fez mais seis lutas no evento, vencendo cinco e empatando com o japonês Tsuyoshi Kohsaka, na luta que sucedeu a derrota para Henderson. Quando derrotou novamente Valentijn Overeem, Minotauro ganhou seu primeiro título: o King of Kings 2000 Championship. Estava começando a ascensão do brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário